27 março 2012

A prova de que ser aluno de Medicina mudou muito pouco ao longo dos tempos

Ao longo dos tempos, o aluno de Medicina sempre fez figura de parvo:

".... e os estudantes de Medicina servem como funcionários no hospital. Os médicos visitam o hospital (...) e os estudantes colam-se a estes homens, que lhes permitem examinar pacientes e propor tratamento. Os médicos fazem intermináveis perguntas instrutivas. É uma esplêndida oportunidade para se aprender ou - mostrou um sorriso azedo - para fazermos de nós próprios uns estúpidos completos."

(O que eu me ri com esta parte...)

Sempre teve a casa desarrumada:

"Ter-lhe-ia agradado tornar a pequena casa (...) melhor (...). O trabalho teria levado alguns dias, no máximo, mas uma hora tornara-se uma comodidade preciosa, e assim os peitoris das janelas continuavam por reparar (...). O homem fez-lhe uma mesa de madeira (...) e uma cadeira de pinho ao estilo europeu. Comprou alguns utensílios de cozinha (...). Para além disso, preocupava-se tão pouco com a casa que poderia ter estado a viver numa caverna".

Não perde tempo com (quase) nada:

"Vendeu o burro e a mula para não ter de perder tempo a tratar deles e a dar-lhes de comer. Comia as suas refeições rapidamente e sem prazer, e na sua vida não havia lugar para a frivolidade."

Adormece por cima dos livros:

"Todas as noites lia até não poder mais, e aprendeu a colocar quantidades minúsculas de azeite nas suas lamparinas, para que se apagassem sozinhas depois da cabeça lhe ter caído sobre os braços e ter adormecido à mesa, sobre os livros." 

E, no fundo, quase que se mata pelo caminho:

"Agora sabia porque motivo Deus lhe dera um corpo grande e forte e bons olhos, pois forçava-se até ao limite da sua resistência ao tentar fazer de si um erudito."

Extractos retirados do livro "O médico de Ispahan", de Noah Gordon, que retrata a vida de um estudante de Medicina no ano mil e tal DC.

Poupei os extractos que provam que os professores também não mudaram assim tanto (estilo, ler 20 livros para ontem) e que tem que se saber muita coisa que não interessa (no caso, Filosofia).

0 comentários:

 

Mx3 Design by Insight © 2009