15 abril 2011

Diz-me o que fazes no Facebook e dir-te-ei quem és - a sequela (versão Devil came to me)

Pois é, animada por uma participação (que não demora a ser publicada) que me tinha ficado perdida no e-mail , cá volto com mais uma posta da saga "diz-me o que fazes no facebook..."

As participações continuam abertas, por isso, vááá lááá, sejam bonzinhos e mandem… :-)

Recado dado, vamos a isto…
Ahhhh que já sinto as chamas do inferno a chamuscarem-me…


Os Self-promoters

Esta é uma categoria muito particular, que se divide em 2 sub-categorias bastante distintas. Se, por um lado, há quem seja uma chaga com posts e mails a promover as suas actividades, outros há que o fazem com a própria imagem(física ou não)  que até dói.

Assim sendo, há:

  1. Os Self-promoters comerciais



São cidadãos comuns que vêem no facebook uma oportunidade para transformar os passatempos em actividades a tempo inteiro.

Não falo de pessoas que, por exemplo, se dedicam à fotografia e criam uma página específica para isso, mas sim daqueles que põem fotos a votos e depois publicam diariamente 3547 pedidos, mandam 7453 mails para todos os contactos a pedir votos e na semana seguinte fazem o mesmo com o novo site de trabalhos manuais, um mês depois é o blog , uns dias depois repetem a foto. Depois fazem uma página para os desenhos e é uma saga de pedidos de likes que até dói. Se for pessoal cujo respectivo (a) cara metade está também no vosso Fb, há pois que contar com a dose a dobrar, até que as pistas fotos-trabalhos manuais-blogues se repete a dobrar e passamos ao lado B, que é como quem diz, vira o disco e toca o mesmo e o ciclo repete-se, repete-se.

Ora eu acho bem que o pessoal tente desenrascar as contas com guito proveniente do lhes dá gozo fazer, a sério que sim, e se, a bem dizer, o Fb não é uma página comercial, pois há que aproveitar todos os recursos. Tudo bem até aqui.

 But caríssimos, i've got news for you: põem a coisa uma ou 2 x e repetem tipo um mês depois, tá bem? Seriously. Senão o que acontece é um hide, um bloqueio, um desamiganço que até ferve. Mesmo. A coisa passa do olha-que-giro-que-está-isto-que-fulano-fez para porra-que-já-não-posso-ver-esta-merda-porcaria e finalmente para chiça-que--gand'a-melga-vou-bloquear\esconder\desamigar. E depois não há self promoting para ninguém e continuam a pagar a renda com o trabalho chato para o resto da vida. Ah pois é.

  1. Os self-promoters particulares



Esta 2ª classe é ainda mais annoying que a 1ª. É pessoal que não tem qualquer coisa produzida por si mesmos a não ser o self-esteem (seja ele sólido que nem um forte ou assim do estilo pré-fabricado) mas que, há falta de melhor, passam o tempo todo a promover-se.  Sim, a si mesmos. Pelo que são, pelo que querem ser, pelo que têm, pelo que gostam, pelo aspecto, you name it… É um vale tudo. Um autêntico gaba-te cesto, nem que seja pela vindima do século passado. Também poderiam ser chamados de chatos ou, simplesmente, de "escolhe-me a mim!, escolhe-me a mim!", pela atenção de que parecem sempre necessitar sofregamente.

Ele são fotos de si mesmos (repetidas ou não, sempre a melhorar atributos físicos, com comentários narcisistas ou, pior ainda, falsamente humildes), músicas que ouvem que, ao invés de valerem por si, procuram associar sempre a uma qualquer qualidade que dizem possuir, livros que lêem e que, ao invés de serem sugestões simpáticas, procuram certificar as suas palavra sábias. Partilham acontecimentos do dia-a-dia como dar boleia a alguém com a pompa e circunstância de uma obra de caridade, partilham links intelectualóides sempre com comentários de entendidíssimos na matéria e, acima de tudo, promovem as suas supostas qualidades, nem que seja por oposição aos defeitos dos outros, até à náusea.


Meus caros, isso dá . Entre o fácil, o inseguro ou o insuportavelmente convencido, venha o Diabo e escolha. A sério. Sobretudo para o punhado de amigos que se cruza convosco no dia a dia e que, ao contrário dos outros 3729, vos conhece qb para distinguir o que é verdade do que é bluff. Ou para distinguir o que vocês são de quem se querem fazer parecer.

Tipo isto, tão a ver?


2 comentários:

Leitão disse...

On fire :D muito bom!!

M disse...

Fire from hell :P

 

Mx3 Design by Insight © 2009