26 agosto 2011

A Game of Thrones - o livro



Quando o P começou a ler A game of thrones, lembro-me de ficar contente - tinha lido algumas reviews e o livro aparecia-me constantemente em recomendações quando procurava livros para lhe oferecer, pelo que tinha a intuição de que ele iria gostar. Muito.

Dito isto, e apesar de os nossos gostos literários se cruzarem, não me lembro se na altura pensei em ler o livro. Penso que me despertou a curiosidade depois, ao sentir a avidez com que ele lia o livro.

No entanto, foi só depois de ver a série que decidi - e tive oportunidade de - pegar no livro e foi por causa dessa mesma série que a experiência de o ler foi tão diferente de todos os livros que li antes. Até hoje, sempre que vi filmes baseados em livros, li sempre o livro 1º. O filme apareceu-me quase sempre por acaso, como um acidente de percurso - e gostei sempre mais do livro, mesmo quando até achei piada ao filme. Do Harry Potter a Bridget Jones, passando por exemplo pelo High Fidelity e Stardust, não existiram excepções. O livro ganhou sempre. Por isso, que tinha eu a ganhar em ler um grande livro (também no sentido literal da coisa), depois de uma grande série (ou não tivesse o selo da HBO!)?

A verdade é que podia ter começado pelo 2º volume da série A song of ice and fire - afinal, já sabia a história, certo? - mas bom, não era mesma coisa. Até porque, quando o decidi ler, estava em exames e tudo o que tentei ler antes ficou a meio, desconfio que pela pressa que eu tinha em pegar neste.

E não me arrependi. No meio da avidez do Verão, com sabor a férias e a despedida, em Inglaterra e depois já em Portugal, o livro andou sempre comigo. Foi, como disse, diferente. Ler um livro tão pouco tempo depois de ver a série tem os seus dissabores. Não se está curioso por saber o que acontece, mas antes à espera de quando acontece. Não se imaginam as personagens - elas já têm uma cara, uma voz; não se descobrem - reconhecem-se. Não senti a avidez de o ler propriamente dita, mas sobretudo a vontade de o acabar - para saber o que acontece depois, claro.

Apesar de a série ser bastante fiel ao livro, lê-lo não foi, no entanto, um desperdício de tempo. As personagens estão mais bem caracterizadas, a história conseguiu, apesar de tudo, crescer um pouco mais em mim. E se é verdade que este 1º livro é claramente uma introdução ao que se adivinha ser o enredo da série, serviu também para me familiarizar com a escrita do George R. R. Martin.

Assim sendo, vou procurar qualquer coisinha leve e muito curta para ler antes de começar o 2º volume - and let the game begin...

0 comentários:

 

Mx3 Design by Insight © 2009