23 abril 2012
O médico de Ispahan
Etiquetas: Livros"O médico de Ispahan", previamente conhecido, devido a um erro de tradução, como "O Físico", conta a história de Rob Cole, um rapaz inglês que, depois de ficar órfão, se junta a um Barbeiro-Cirurgião, mentor de malabarismos e artes da cura. É junto do Barbeiro que Rob descobre que tem um dom especial, possível maldição convertida em talento quando ele decide atravessar o mundo para aprender Medicina na Pérsia, com Ibn Sina.
É este o mote para uma longa viagem, uma travessia por diferentes hábitos e culturas, onde a religião tem um papel que é, a espaços, conflituoso e unificador. Numa era em que a Medicina é mais intuída do que científica, Rob / Jesse desafia as leis para tentar descobrir o que causa a Doença do Lado - uma doença que começa com vómitos e dor na parte inferior direita do abdómen, capaz de matar em poucos dias.
Sendo inegável que, para mim, o livro despertou interesse pela vertente médica e de história da Medicina, não deixa de ser uma boa leitura para todos aqueles que gostem de romances históricos e que queiram saber um pouco mais acerca de diferentes culturas e religiões.
Adenda: Habituada que estou a ler os livros nas suas versões originais e tendo lido a tradução portuguesa deste O Médico..., não deixa de ser triste perceber a fraca qualidade das nossas traduções, que quase me fizeram largar o livro na 2ª página... Sem dúvida uma leitura a repetir daqui a uns anos, mas na versão original.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário