25 março 2011

Diz-me o que fazes no Facebook e dir-te-ei quem és - o início

O Mx3 vai dar início a uma nova saga sobre o facebook, intitulada "diz-me o que fazes no facebook e dir-te-ei quem és". E, claro, preciso da vossa colaboração…

Se passam algum tempo no facebook, de certeza que já perceberam que há padrões de comportamento… No meu facebook, por exemplo, há quem faça like a tudo, quem comente por todo o lado, quem ponha músicas, quem só use aplicações…  Há os que parecem  nunca lá estar e que estão lá sempre, os enigmáticos, os que querem dar nas vistas.

A colaboração que peço é, portanto, que se encham de sentido de humor e espírito crítico e reparem, se é que não repararam ainda, nesses padrões de comportamento e os partilhem aqui com a je… Podem fazê-lo via e-mail  (mvezes3blog@gmail.com) ou no wall do facebook aqui do tasco. Aproveitem e digam se querem ser identificados como autores da ideia ou não. Podem enviar um texto completo ou só umas dicas para eu pegar e desenvolver.

Começo esta saga por vos falar de um dos tipos de comportamento mais comuns…. Senhores e Senhoras….. (tambores a rufar)…. Apresento-vos, os

LAIKOS
O Laiko típico era um utilizador comum e regular do facebook, até ao dia em que apareceu o botão de fazer like. O Laiko começou a olhar para o like com um misto de pudor e gula, qual gaja em dieta a olhar para chocolate com açúcar… Ai que vontade de carregar nisto… Carrego ou não? Mas, como tantas vezes, a tentação foi mais forte, afinal uma só vez não faz mal a ninguém e é com este pensamento que a maior parte dos laikos desata o seu comportamento obsessivo compulsivo, até então tão bem arrumado no seu inconsciente.

Começa de mansinho. Ai que gosto disto e faço like.
Depois também gosto daquilo e faço like também.
Às tantas começam a fazer likes de comentários, músicas das quais nem gostam, começa a haver uma perigosa indiscriminação de likes, o que faz com que o laiko chegue ao fim da sua incursão facebookiana e tenha, vistas bem as coisas, feito like a tudo. Foram uns 20, 30 likes em 5 minutos.

E aqui é que a coisa pode verdadeiramente descompensar. O laiko começa a ir ao Fb para fazer like. Hoje tenho que fazer 50 likes. 60 likes. 70!!!

Mas o Laiko não fica por aqui.
O Laiko faz like, comenta a dizer gosto e faz like do próprio comentário. Têm que lhe dar o desconto, a mente dele fervilha, ele tem que fazer like, a POC (Perturbação Obsessiva-compulsiva) está a descompensar e se não fizer 3 milhões de likes nesse dia…. Bom, basicamente o mundo acaba.
Por isso o Laiko põe uma música, faz like, comenta mil likes, faz like do próprio comentário e de todos os que se lhe seguem.


Começa a fazer like a coisas estranhas. Por exemplo, quando o melhor amigo, apaixonadíssimo pela namorada de há 10 anos, deixa o status update is single, ele faz like. Quando a prima escreve que reprovou no exame, ele não está com meias medidas, like com isto. Se a colega de trabalho põe um post a contar que o pneu do carro furou e depois foi atropelada enquanto o tentava mudar, ele faz like na mesma.

E é por isso que começam a aparecer no nosso Fb coisas como:

 Morreu Fulano tal
Laiko likes this

Ou então…

Mulher encontrada morta depois de esquartejar o marido em postas mais finas que as fatias de fiambre finíssimas
Laiko likes this

Ora, com a crise que vai no País, isto é um perigo. É muito tempo a fazer like e é muita POC a descompensar, que depois tem que ser tratada e comparticipada por todos.

Por isso, o Mx3 avança com uma solução… Um novo botão, que poupará muito tempo e porá água na fervura de muitas mentes….


0 comentários:

 

Mx3 Design by Insight © 2009