24 novembro 2011

Acabei o meu 1º "livro num kindle"


E a coisa é para repetir, mas há claramente arestas a limar... Eu explico.

Adquiri esta pérola da tecnologia a meias com a minha cara metade numa loja do aeroporto de Londres, depois de pesados os prós - que para ele, que se farta de ler em transportes, eram óbvios - e os contras - que, claro, vinham de mim.

Confesso que o meu acto de rendição começou uns meses antes, precisamente no metro, quando um passageiro portador de uma tecno-coisa misteriosa que uns minutos depois reconheci como um Kindle se implantou do meu lado direito (um dado altamente relevante... ou não) e eu olhei para o ecrã e gostei. Tem aspecto daquelas folhas de jornal, branco acinzentado - mas sem manchar os dedos.

A história de como comecei a ler o livro no kindle fica para depois, mas em suma, fiquei rendida. É altamente transportável, sim, o que me permitiu ler mais - nas esperas no dentista, nas esperas em cafés, nas esperas em geral e, sim, nos transportes. Pesa pouco, logo ao contrário dos livros consigo levá-lo comigo para todo o lado - e é quase um back-up - se não sei se vou estar à espera, lá vai o kindle para mala, just in case. Ah e na cama também é simpático, evita contorcionismos de punho.

Claro que tenho o livro que li no seu formato real - uma estrutura física, com capa, páginas e cheiro. Claro que comecei a ler o livro - o livro mesmo - antes de o retomar no kindle. Mas depois nunca mais o abri.

Portanto: kindle, sim. Pode-se personalizar o tipo de letra e o espaçamento entre linhas e basta um click para ver o significado de uma palavra num dicionário - o que no meu caso dá um jeitão, porque leio em inglês (há muitas palavras cujo significado é intuído pelo contexto geral, mas agora apanhei o hábito do click para saber o significado concreto - e em livros reais já lhe noto a ausência).

Problemas?

Eu não sei como é por aí, mas eu cá tenho um ritual no que diz respeito à escolha do que vou ler a seguir. Pego numa mão cheia de candidatos, coloco-os em pilha, leio as contra-capas, abro, folheio, cheiro, leio ao acaso. Faço isto com todos até ter um eleito.

E isto tu, Kindle amigo, não me permites (ainda?) fazer.

0 comentários:

 

Mx3 Design by Insight © 2009