04 novembro 2011

DJ querem profissão vista como de risco para a saúde.... Oh sócios... P'lamor de Deus!

A notícia é do P3 e o título "DJ querem profissão vista como de risco para a saúde" fez-me pensar Hein? - e portanto ir ler os argumentos dos ditos.

A verdade é que sei pouco do que é ser DJ, mas dado que é uma profissão que não me parece passar de prazo tão depressa como, por exemplo, uma carreira futebolística, fiquei curiosa se o motivo seriam danos auditivos ou coisa que o valha. Se bem que mesmo esses... Há inúmeras pessoas expostas a decibéis elevados - mas por algum motivo há protecções auditivas; e desconfio que a maior parte terá um emprego menos agradável do que passar música em discotecas. Acrescente-se que, pelo que sei, ser DJ não é para quem quer, é para quem pode, pelo que a maior parte deles não estarão no ramo por necessidade absoluta de pagar as contas ao fim do mês; são antes dos poucos privilegiados que são pagos para fazerem o que gostam.

E eis que, lendo a notícia, são estes os argumentos com os quais me deparo:


  • Dores da coluna, músculos e articulações: acredito, mas... Não as temos todos, sooner or later? Não sei se há tendinites específicas do fazer-aquela-cena-de-raspar-o-vinil, mas não me parece motivo qb para profissões serem consideradas de risco para a saúde...
  • Varizes nas pernas e nos pés: se isto fosse válido para todas as profissões que implicam passar muito tempo de pé, só se safavam as secretárias. Já agora: dançar ajuda.
  • Perda de audição: já discutida;
  • Irritabilidade, stress e fadiga: bom... realmente ouvir música a noite toda deve dar uma irritação do caraças, sobretudo quando é má, mas eles nunca põem música que acham má - pois não? Stress e fadiga também - quase tanta como acordar às 6 da manhã, andar 2h de transporte, ter 2 empregos, etc...
  • Alterações da pressão sanguínea, ritmo cardíaco e respiratório: ai sim? Mas porquê? Pela adrenalina? 
Posso estar a ser injusta, a verdade é que falo de uma realidade que não conheço, mas a tentativa de fazer equivaler a profissão de DJ à de bailarino, pelo desgaste físico, me parece abusiva. O mais engraçado é que, no mesmo artigo, o próprio DJ Vibe afirma ""no geral, os DJ não estão a noite toda a tocar [e] a exposição ao som são eles que controlam”. Na verdade, o maior desgaste que Vibe tem sentido com a profissão é causado pelas viagens." 


E assim sendo, lá se vai o argumento da perda de audição.

Ahhhhhh que já não há DJ como antigamente....



P.S.: Mas claro que nisto cada um puxa a brasa à sua sardinha, de maneira que já, já a seguir eu vou aproveitar o andar da carruagem para puxar a brasa à minha.

0 comentários:

 

Mx3 Design by Insight © 2009